6° ao 9° ano - 11 a 14 anos

Comprometida com a formação integral do aluno, a Escola NIE mantém durante todo o Ensino Fundamental, desde o 1º até o 9º ano, ações que vão além do conteúdo de sala de aula e visam desenvolver aspectos físicos, sociais, intelectuais, emocionais e éticos.

No dia-a-dia, o material didático, professores qualificados e projetos complementares formam a base do aprendizado. Atividades de Leitura, NIEduca, Interclasses, NIEcultural, viagens de cunho ambiental e cultural completam o quadro curricular, oferecendo uma educação baseada na construção de um conhecimento sólido.

Além das disciplinas regulares, a Escola NIE reconhece a formação ética e o desenvolvimento das competências socioemocionais como uma necessidade do século XXI. Dessa maneira, além de estar embutido no tratamento de cada conteúdo das diversas disciplinas, trabalhamos tais assuntos nos programas oferecidos pelo Colégio, como o PEV (Programa de Educação para a Vida), Assembleia de alunos e nas intervenções de nossos profissionais nas situações cotidianas.

Durante todo o programa pedagógico da Escola NIE, o aluno tem contato com princípios básicos de metodologia do aprendizado, como a investigação, o senso crítico e a criatividade, associados à livre iniciativa e à capacidade de criar, fazer e implementar. Com isso, pretende-se contribuir para a formação de um aluno que saiba reconhecer seu próprio processo de aprendizado e como utilizá-lo durante a vida.

- Recuperação Paralela: os alunos passam por recuperação paralela trimestralmente, recebem orientações de estudos e têm a chance de melhorar seu desempenho e sua nota.

- Plantão de Dúvidas: os alunos podem tirar dúvidas com seus professores de Matemática e de Língua Portuguesa no horário oposto ao da aula, em período de provas.

- Programa PEV: Orientação Acadêmica (os alunos são assessorados, conforme a necessidade, para melhorar sua atuação escolar e também comportamental) e Pré-vocacional (os alunos participam de atividades e orientações, do 6º ao 9º ano, para descobrir suas habilidades, os que auxiliarão, posteriormente, no projeto vocacional e profissional no Ensino Médio).

- Programa de Robótica: os alunos possuem aulas regulares e trabalham com programação e montagem de vários robôs, partindo de situações-problema que são propostas pelo professor. As atividades acontecem em sala específica para essa finalidade.

- Inglês: os alunos possuem contato com a língua inglesa três vezes por semana, com atividades de gramática, conversação, interpretação de texto, leitura e programas de informática. Usando o método Drill, as aulas acontecem em inglês e com divisão dos alunos de acordo com o nível da língua que apresentam.